Inspirar novos líderes

A nossa sociedade civil está cada vez mais influenciada pela comunicação social que, através da massificação da informação, escolhe o que nos mostrar do mundo, deixando-nos com uma mistura de sentimentos de culpa e impotência, que nos paralisa e desmotiva.

Temos falta de novos líderes que acreditem em nós e em quem nós possamos acreditar. Novos líderes sociais são uma necessidade e parte da solução. São pessoas que, através da sua capacidade criativa e perseverança, conseguiram ultrapassar problemas e obstáculos sociais, melhoraram a sua qualidade de vida e a da sua comunidade.

Precisamos de ouvir as histórias daqueles que já estão a mudar o mundo, para acreditarmos que também conseguimos fazemos parte desta mudança.

Será inspirados por estes exemplos que nos tornaremos em Novos Líderes Sociais.

Acreditamos
Bons exemplos são catalisadores de boas ações. Somos influenciados pelos outros, pelas suas ações e pelas suas conquistas. O poder de um bom exemplo é mais forte do que uma formação académica, uma obrigação ou um dever. A inspiração leva-nos a sonhar, a acreditar que também somos capazes de mudar o nosso mundo para melhor, que conseguimos resolver os nossos problemas e podemos ser felizes.

O Conceito
Inspirar a sociedade civil, fazer nascer novos líderes. Utilizando a televisão como meio de comunicação privilegiado no mundo ocidental, e uma linguagem simples e direta, vamos contar as histórias de pessoas que se tornaram novos líderes na sua comunidade, transformando-a e melhorando a qualidade de vida daqueles que diretamente beneficiam desta transformação. Não devemos subestimar o poder de um bom exemplo!

A Campanha – espalhar histórias pelo mundo
Criar séries de 4 episódios de curtas metragens, até 22 minutos, sobre temáticas variadas (saúde, água, direitos humanos, habitação, energia, jovens), onde se contam histórias verdadeiras de pessoas reais que fizeram coisas extraordinárias. Estas histórias serão encontradas em qualquer parte do mundo.
Associar marcas internacionais a estes filmes, proporcionando visibilidade às marcas “alavancadas” por histórias de sucesso e responsabilidade social.
Distribuir estas séries a nível mundial nas principais cadeias de televisões generalistas, canais temáticos e web.

A Formação – criar novos contadores de histórias
Formação da população local onde decorrerão as filmagens. Os formadores serão os técnicos que irão realizar os filmes, ocorrendo esta formação sempre antes do início das filmagens. O objectivo é aproveitar as competências dos técnicos da HI no terreno para dar formação à população local de forma gratuita. Esta formação será adaptada de forma a contemplar as especificidades da comunidade e respectivas necessidades de formação (área geográfica, oportunidades de formação, áreas de interesse, etc). Com esta formação inicial pretendemos também estabelecer laços com a comunidade, antes de iniciar as filmagens.

Áreas de formação:

  • Diretamente ligadas à produção e realização audiovisual (para repórteres locais, rádios e televisões locais, jovens)
  • Project management, inglês, português, matemática (e outras competências especificas que alguns dos técnicos HI possuam).

O que procuramos:

Histórias
Histórias de vida de empreendedores sociais que encontraram soluções inovadoras para problemas sociais/ambientais/humanitários. Estas soluções têm a capacidade de ser replicadas noutras comunidades com o potencial para mudar os padrões de toda a sociedade.
Pessoas que tenham demonstrado um compromisso incondicional para com novas e ambiciosas ideias, que provem compaixão, criatividade e colaboração. Estas são pessoas apaixonadas e avassaladoras de mudança.

Associados
Que sejam de todos os cantos do planeta e que tragam consigo o gosto por uma boa história e a harmonia das imagens e dos sons.
Que queiram connosco inspirar novos líderes e que acreditem na força de um bom exemplo. Que tragam conhecimento, criatividade, compaixão e respeito.

Angariadores de fundos
Interlocutores junto de multinacionais com vista à angariação de fundos para a produção dos filmes. Estas pessoas receberão uma comissão percentual aos fundos angariados.

Parceiros
Empresas de serviços, fornecedores de equipamento e serviços de pós produção bem como entidades locais.