Repórter local de desenvolvimento

reporter-local

Este projeto tem como objectivo formar técnicos de rádios locais (RL) para serem “Repórteres Locais de Desenvolvimento” (RLD), com capacidade para gravar regularmente histórias emocionantes, contadas na primeira pessoa, sobre os projectos de ajuda ao desenvolvimento que têm impacto positivo nas suas comunidades.

Ao proporcionar formação e equipamento audiovisual a equipas dedicadas de estações de rádios locais (RL) (o principal veículo de comunicação independente em países em desenvolvimento), bem estabelecidas na comunidade , o nosso projecto terá uma estrutura local e acesso privilegiado a histórias contadas na primeira pessoa pois, sendo as RL da própria comunidade, falam a mesma linguagem e respiram a mesma cultura.

Sendo certo que existem rádios locais em praticamente todos os países em desenvolvimento, facilmente replicaremos este modelo: formar RLD (Repórteres Locais de Desenvolvimento) e desenvolver relações duradoiras que produzam e enviem periodicamente conteúdos de vídeo, de todas as comunidades vizinhas abrangidas por projectos de ajuda e desenvolvimento.

A cada RLD que conclui a formação com sucesso iremos designar um jornalista internacional de topo, que será seu mentor nos anos seguintes. Acreditamos que este laço emocional irá não só aproximar o RLD e o seu mentor mas também o público de ambos.

Pretendemos criar uma nova “Agência Mundial de Notícias do Desenvolvimento” (AMND), dedicada a notícias de ajuda e desenvolvimento. A AMND terá um modelo de negócio sem fins lucrativos, onde a sustentabilidade da organização e de cada RLD estarão asseguradas.

A AMND contará com o apoio da HELP IMAGES, uma ONG europeia com uma equipa especializada na área do audiovisual para o 3º sector, com técnicos de media para o desenvolvimento e comunicação social.
A Help Images está preparada para editar e formatar histórias enviadas pelos RLD, transformando-os em conteúdos atrativos para o público em geral dos países desenvolvidos.
Estes conteúdos serão distribuídos gratuitamente pelos canais de comunicação social internacionais, em multi-plataformas (vídeo, jogos sociais, sites de ONGs internacionais, comunicação social, agências de notícias, etc).

Com um modelo criativo de comércio justo, a AMND será também um produtor e fornecedor de conteúdos de informação e vídeo dedicados, para clientes específicos: ONG internacionais, organizações humanitárias, emissoras de televisão e rádio, instituições académicas e patrocinadores.